Você está aqui
Início > Saúde e beleza >

Dez causas de dentes amarelos e como evitá-los

Embora não sejam tão urgentes quanto outras condições dentais, dentes amarelos podem custar sua confiança e vontade de sorrir todos os dias. Felizmente, melhorar a cor dos dentes pode ser tão simples quanto mudar o que você come e bebe enquanto aprimora sua rotina de higiene bucal. Você pode até se beneficiar com o tratamento de clareamento feito pelo seu dentista. Aqui estão dez causas comuns para esse tom indesejável:

Dez causas de dentes amarelos e como evitá-los

1. Genética

Às vezes, a cor dos dentes está na família. Se um dos dentes de seus pais for amarelo, é provável que os seus sejam de uma tonalidade semelhante. Marrom avermelhado, amarelo avermelhado, cinza e cinza avermelhado são os quatro tons naturais dos dentes brancos, e essa profundidade de cor varia em um espectro de claro a escuro.

2. Dentina

Os dentes ficam amarelos quando o esmalte é fino e a dentina sob ele aparece. A dentina é um material amarelo profundo a acastanhado dentro dos dentes sob o esmalte e geralmente é responsável pelo amarelo que você vê quando se olha no espelho. O esmalte espesso cobre a dentina, mas lembre-se de que ele nem sempre bloqueia as manchas que se acumulam na superfície, outra causa do amarelo explicada mais adiante.

3. Desgaste

Os dentes acabam ficando amarelos à medida que você envelhece, quando o esmalte se desgasta com a mastigação e a exposição aos ácidos dos alimentos e bebidas. A maioria dos dentes fica amarela à medida que o esmalte fica mais fino com o tempo, mas alguns adquirem uma tonalidade acinzentada quando misturados com uma mancha duradoura de comida.

4. Fumar

A nicotina do fumo não apenas desenvolve um vício prejudicial à saúde; também deixa manchas amareladas ou acastanhadas na superfície dos dentes (mais um motivo para largar o hábito).

5. Alimentos

Uma grande variedade de alimentos mancha os dentes. Tomates em molho de macarrão, temperos de caril e frutas vermelhas contêm pigmentos que aderem ao esmalte dos dentes e mancham a superfície. Mesmo uma salada saudável com molho de vinagre balsâmico pode deixar uma cor desagradável nos dentes.

6. Bebidas

Café e chá são duas das causas mais comuns de dentes amarelos, mas o vinho tinto e branco também são os culpados. Outros culpados incluem refrigerantes leves e escuros e bebidas esportivas com aromatizantes artificiais.

7. Antibióticos

Os antibióticos de tetraciclina mancham os dentes quando eles estão se desenvolvendo nas gengivas. De acordo com o National Intitutes of Health, se sua mãe tomou antibióticos na segunda metade da gravidez, ou se você os tomou antes dos oito anos, você pode ter manchado permanentemente os dentes de um adulto que merecem um tratamento clareador em consultório.

8. Fluorose

O flúor é bom para os dentes, mas o excesso de flúor pode causar manchas amarelas ou amarronzadas chamadas fluorose. Água fluoretada, creme dental com flúor e comprimidos e tratamentos de flúor prescritos são suas maiores fontes de flúor. Pergunte ao seu dentista se você está preocupado com você ou seu filho está tomando muito por esses meios.

9. Acidentes

O impacto de um acidente ou trauma físico pode rachar o esmalte dentário e danificar o interior do dente, levando à descoloração que pode indicar sangramento que requer atenção profissional.

10. Moagem

Ranger os dentes é um hábito inconsciente que algumas pessoas têm quando estão estressadas, especialmente durante o sono. Também conhecido como bruxismo, é bastante prejudicial ao esmalte dos dentes, enfraquecendo-o a ponto de rachar e amarelar.

Gostou? Partilha

Relacionado:
dentes amarelos como clarear
como clarear dentes naturalmente amarelos
remedio caseiro para clarear dentes amarelos
dentes amarelados na infancia
dentes amarelos mesmo escovando
como evitar dentes amarelos
dentes amarelos apos aparelho
dentes amarelos doenca

(Visited 30 times, 1 visits today)

Leave a Reply

Top